​​​​​​​ Benefícios da atividade física para idosos

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Casal de idosos sentado numa bola de pilates com halteres nas mãos

É importante se manter em forma e saudável, especialmente quando levamos em consideração que todos nós envelhecemos.

Os especialistas em saúde aconselham o exercício regular para pessoas idosas, já que ele traz inúmeros benefícios, incluindo o prolongamento da vida útil. 

Segundo o Instituto Nacional para o Envelhecimento,o exercício é positivo para pessoas de qualquer idade e pode amenizar os sintomas de muitas doenças crônicas.

Contrariamente à crença popular, a fraqueza e o baixo equilíbrio estão mais vinculados à inatividade do que à idade.

  1. Fortalece o coração; 
  2. Diminui os níveis de gordura corporal;
  3. Reduz o risco de desenvolver doenças;
  4. Melhora a saúde mental .

Veja  alguns exercícios e seus benefícios

1 – Exercícios aeróbicos e de resistência

Os médicos recomendam aos idosos realizar 30 minutos de exercício de resistência cardiorrespiratória por dia, com o objetivo de elevar a frequência cardíaca e acelerar a respiração. Caminhar, andar de bicicleta ou nadar são bons exemplos de exercícios aeróbicos de baixo impacto.

2 – Treinamento de força

O treinamento de força desenvolve os músculos através de movimentos repetitivos. Os idosos podem realizar treinamentos de força com pesos, faixas elásticas ou aparelhos. É claro, adaptando o peso às suas condições.

3 – Exercícios de alongamento

O alongamento talvez seja a melhor finalização para um treinamento . Esses exercícios estimulam o relaxamento muscular depois de um período de atividade. Assim, constituem o primeiro passo para a recuperação depois do exercício, a base do treinamento.
Podemos dizer que, quando bem realizados, melhoram e mantêm a flexibilidade, evitam lesões e reduzem a dor muscular e a rigidez nos idosos.

Definitivamente, a atividade física regular ajuda a diminuir os efeitos do envelhecimento sobre os músculos e a função cardiorrespiratória, melhorando a qualidade de vida  e aumentando a expectativa da mesma em condições saudáveis e de autonomia.

Por fim, vale recordar que o ideal é realizar os exercícios sob supervisão de um profissional, evitando cargas muito intensas que podem provocar o efeito contrário ao que se pretende.

Referência:
https://amenteemaravilhosa.com.br/

 

SOBRE A CLÍNICA
A Clínica Senior Gym é um espaço de saúde integrado e diferenciado no atendimento ao público de todas as idades, especializado no tratamento de reabilitação física, prevenção de lesões e promoção de bem estar.

Situada no bairro Tatuapé na cidade de São Paulo, oferecemos uma infraestrutura adaptada e planejada com equipamentos especialmente desenvolvidos para o público idoso, grupos especiais, e pessoas que possuem alguma lesão ou patologia.
Todas as atividades no Studio são acompanhadas por profissionais qualificados.
Para conhecer mais sobre a clínica, visite o site:
www.seniorgym.com.br

 

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