fbpx
logotipo da Clínica Senior Gym - clinica de fisioterapia

Prevenção ao Suicídio

Compartilhe e faça este conteúdo chegar a quem precisa:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
mão segurando uma fita amarela

Setembro Amarelo: Mês da Prevenção ao Suicídio

O movimento mundial Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria , o qual busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Como o Studio Senior Gym está sempre comprometido em oferecer ao seu cliente a melhor experiência de saúde, qualidade de vida e bem-estar, realizou uma entrevista com a psicóloga Ana Vívian Benatti , integrante de sua equipe, a qual destacou a importância da campanha.

1- Senior Gym: Vamos começar definindo o suicídio?

Ana Vívian: O suicídio é um ato de autodestruição; o indivíduo realiza o desejo de morrer, dando fim à própria vida. Pessoas de todas as idades e classes sociais cometem suicídio. É uma escolha que acarreta graves implicações sociais. Em cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, isto é, sofrem graves consequências, difíceis de serem reparadas.

2 – Senior Gym: Sabemos que, ao longo do tempo, os índices de suicídio vêm aumentando…

Ana Vívian: Exato, segundo os dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Esses números são alarmantes, por isso precisamos tanto falar sobre o assunto.

3 –  Senior Gym: Quais os motivos que levam uma pessoa a atentar contra a própria vida?

Ana Vívian: Normalmente, não existe uma causa única; há diversos motivos. O indivíduo se vê rodeado de problemas, 

que podem ser de ordem biológica, emocional, cultural ou social, e não consegue vislumbrar qualquer solução possível,

por não encontrar em si recursos emocionais para lidar com eles. A fim de livrar-se de tantas pressões internas e fazer

cessar suas dores, não vê outra alternativa, senão tirar sua própria vida.

4 – Senior Gym: Quem se mata mais? Existe uma prevalência de gênero?

Ana Vívian: As estatísticas indicam que há maior incidência entre os homens, porém as mulheres tentam mais vezes.

Entre os homossexuais, bissexuais e transexuais existem índices maiores de suicídio, o que está relacionado a causas

culturais e preconceitos sociais.

5 – Senior Gym: É possível as pessoas próximas identificarem comportamentos suicidas?

Ana Vívian: Sim. Mudanças bruscas de comportamento são as principais pistas que o suicida dá. Ele pode mudar significativamente seus hábitos de sono e alimentação, começar a falar repetidamente em morte, isolar-se socialmente ou demonstrar sentimentos de desvalor e desesperança. Enfim, caso as pessoas próximas percebam mudanças, é importante que fiquem alertas e busquem auxílio. A maioria dos suicidas dá sinais de que pretende se matar.

6 – Senior Gym: Há como prevenir o suicídio?

Ana Vívian : Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em cerca de 90% dos casos sim, mas o que acontece em nossa sociedade é que o tema infelizmente ainda é um tabu. A primeira medida preventiva é a educação. Precisamos perder o medo de falar sobre o assunto e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o tema da invisibilidade e mudar essa realidade. Dessa forma, o sujeito que pensa em tirar a própria vida poderá perceber que há outras pessoas que também têm o mesmo pensamento. Além disso, terá a chance de constatar que não há nada de errado em demonstrar suas fragilidades e pedir ajuda, muito pelo contrário.

7 – Senior Gym: Como uma pessoa que está por perto pode ajudar?

Ana Vívian : Ouvindo, sem fazer críticas, e evitando dar conselhos. Nessa hora, é interessante perguntar: “Onde dói? Como posso te ajudar?” É mais importante ouvir do que falar, sempre respeitando a forma de pensar da pessoa que está passando por um momento tão doloroso. Nessa hora, colaborar para que o indivíduo exteriorize seus sentimentos, ideias e valores pode mudar totalmente o rumo das coisas.

8 – Senior Gym: Existe relação do suicídio com a doença mental?

Ana Vívian: Sim, a CVV informa que 90% das pessoas que cometem suicídio apresentam algum tipo de transtorno mental, dentre eles estão: depressão, abusos de substâncias psicoativas, transtorno de humor e até esquizofrenia.

9 – Senior Gym: Sendo assim, qual a relevância do atendimento psicológico no acompanhamento dessas pessoas?

Ana Vívian:   O atendimento imediato, psicológico e psiquiátrico, é de grande importância para prevenção. Na psicoterapia, na maioria dos casos, o cliente, percebendo que não está sozinho em sua dor, recupera a esperança e ressignifica seu desespero, construindo com o psicoterapeuta novas formas de manejar seus conflitos.

10 – Senior Gym: Gostaria de deixar alguma mensagem final?

Ana Vívian : Acho importante ressaltar que, na maioria dos casos, as pessoas que tentam o suicídio não querem pôr um fim à sua vida; na verdade, elas querem pôr um fim ao seu sofrimento. Elas acreditam que têm muitos motivos para morrer, mas, como costumamos dizer, o que precisam é de uma razão para viver. Digo a essas pessoas: “busquem auxílio, estamos nesse mundo para nos ajudarmos, para construirmos juntos um sentido maior para a existência. Não desista de você, estamos juntos e muito pode ser feito para superar a dor”.


[elementor-template id=”2586″

PREENCHA O CADASTRO ABAIXO E CLIQUE EM AGENDAR

×

Olá!

Clique abaixo para falar com um de nossos atendentes pelo WhatsApp.

× Como posso te ajudar hoje? Clique aqui!