Alimentação no verão

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prato contendo arroz, frango, brócolis e tomate

O verão é a estação mais quente do ano, com temperaturas elevadas e ocorrência de chuvas. As altas temperaturas representam um inimigo para a circulação sanguínea. Com o excesso de calor, as veias do corpo se dilatam, o que pode causar inchaço, formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés. Por todas essas razões é necessário que existam alguns cuidados consigo mesmo, realizando, também, uma boa alimentação no verão. Confira algumas dicas a seguir!

No verão nosso corpo precisa de menor quantidade de energia. Usar alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o organismo e dificultar inclusive o seu funcionamento.

Verduras e legumes devem compor boa parte da nossa alimentação, pois são alimentos pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. Alimentos como couve, brócolis, ervilhas, são fontes de luteína e zeaxantina, que atuam como filtro para os raios ultravioletas.

Frutas além de refrescantes são campeãs em proteção. Entre outros benefícios elas são ricas em vitamina C e betacaroteno, com potente efeito antioxidante, que atuam no combate aos danos causados pela excessiva formação de radicais livres, vindos da exposição solar. Podemos citar os alimentos mais amarelados como mamão, goiaba, manga, melão, laranja, morango, melancia. E também vegetais como abóbora, cenoura, couve, brócolis e tomate.  

 Ainda falando de fotoproteção, as castanhas, amêndoas, nozes, gérmen de trigo, semente de girassol, milho, amendoim que atuam desta forma por serem ricos em selênio e vitamina E.

 Cereais integrais e carnes magras devem completar nossa alimentação com os benefícios vindos das proteínas fundamentais para crescimento e reparação do nosso organismo.

 Alimentos fontes de ômega 3, como salmão, sardinha e linhaça melhoram a inflamação e consequentemente as manchas da pele por exposição solar.

Evitando sobrecarregar o organismo, o melhor é investir em 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia, mantendo o bom fornecimento de energia.

Beba água ao longo do dia (aproximadamente 35ml por quilo de peso). 

Água de coco, sucos e chás também são bons para hidratar com doses naturais de minerais e ainda vitaminas antioxidantes necessários para a proteção do organismo.

APRECIE SUA REFEIÇÃO E COMA DEVAGAR:

É na boca que começa o processo de digestão. Mastigar bem, além de fazer você apreciar o sabor do alimento, ajuda seu corpo a digerir o alimento e evitar aquela sensação de mal estar no estômago.

Referências:
Bia Dorazio –  globo.com
Sport Life

SOBRE A CLÍNICA
A Clínica Senior Gym é um espaço de saúde integrado e diferenciado no atendimento ao público de todas as idades, especializado no tratamento de reabilitação física, prevenção de lesões e promoção de bem estar.

Situada no bairro Tatuapé na cidade de São Paulo, oferecemos uma infraestrutura adaptada e planejada com equipamentos especialmente desenvolvidos para o público idoso, grupos especiais, e pessoas que possuem alguma lesão ou patologia.
Todas as atividades no Studio são acompanhadas por profissionais qualificados.
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www.seniorgym.com.br

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