Cuidados com a alimentação do idoso nas Festas de Final de Ano

Compartilhe e faça este conteúdo chegar a quem precisa:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
família almoçando juntos

A alimentação do idoso deve favorecer a manutenção da massa muscular, além de ajudar a prevenir doenças ou complicações relacionadas ao diabetes, à hipertensão, à osteoporose e ao câncer, entre outras ameaças. 

O que não pode faltar no prato para que as necessidades nutricionais típicas da fase sejam atendidas. É importante ressaltar que todos os grupos de alimentos devem entrar no cardápio do idoso. 

“Nas refeições principais, o ideal é que 50% do prato seja preenchido (proteína vegetal e carboidratos) e 25% com proteína animal. Os outros 25% devem conter vegetais (verduras e legumes) e fontes de micronutrientes

Um idoso saudável pode consumir três porções de frutas e duas porções de legumes e verduras por dia e, assim, garantir um bom aporte de substâncias antioxidantes – que evitam a degeneração celular e o envelhecimento precoce –, além de fibras, vitaminas e minerais importantes para funcionamento do organismo.

Os vegetais verde escuros, como couve, brócolis, escarola e espinafre, são ricos em vitamina A, ajudam a prevenir e combater problemas de memória. Também são boas fontes de cálcio, que evita problemas como a osteopenia e a osteoporose.

Já as frutas cítricas, a exemplo de laranja, limão e abacaxi, fortalecem o sistema imunológico, minimizando, principalmente, o risco de infecções. Também evitam o envelhecimento precoce e favorecem a cicatrização, graças à quantidade de vitamina C que contêm

Frutas vermelhas e roxas — goiaba, melancia e uva entre elas — possuem compostos como licopeno, polifenóis e resveratrol, que vão ajudar a blindar o coração, além de prevenir câncer de próstata, hipertensão e doenças circulatórias.

Fontes de gorduras boas, as frutas oleaginosas, como castanha do Pará, nozes e amêndoas, também ajudam a proteger o coração. Mas precisam ser consumidas com moderação. No caso da castanha, por exemplo, a recomendação é não exceder duas unidades por dia

Leites e derivados: São ricos em cálcio que, além de contribuir para a saúde dos ossos, auxilia no controle da pressão arterial e no funcionamento do sistema cardíaco. Também são fontes de proteínas. 

Carnes vermelhas, grão de bico, lentilha e feijão
Devem ser consumidos nas refeições principais, pois oferecem ao organismo do idoso um bom aporte de ferro, que previne a anemia. A falta de ferro provoca uma frequente sensação de cansaço, dores de cabeça e, em casos mais graves, pode interferir nas habilidades cognitivas e psicomotoras. Esses alimentos também ajudam na manutenção da massa magra, uma vez que são fontes de proteínas. O que é imprescindível, já que, com o avançar da idade, há uma perda muscular importante. O consumo de carne garante, ainda, a ingestão de zinco, mineral que fortalece o sistema imunológico e beneficia a cicatrização. Porém, o ideal é ficar com os cortes magros, para não ingerir gordura demais.

Peixes como salmão, atum e arenque

Consumir 1 filé médio de um peixe rico em ômega 3, 1 a 2 vezes na semana, ajuda a manter a saúde em dia na terceira idade. Isso porque essa substância atua como anti-inflamatória, auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças como diabetes, dislipidemias, artrites, esteatose, entre outras patologias.

SOBRE A AUTORA

LUARA MAZUCA ASSIS
É nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo.
Pós Graduada em Nutrição Clínica Avançada pela Faculdade Braz cubas.
www.seniorgym.com.br/nutricao

SOBRE A CLÍNICA
A Clínica Senior Gym é um espaço de saúde integrado e diferenciado no atendimento ao público de todas as idades, especializado no tratamento de reabilitação física, prevenção de lesões e promoção de bem estar.

Situada no bairro Tatuapé na cidade de São Paulo, oferecemos uma infraestrutura adaptada e planejada com equipamentos especialmente desenvolvidos para o público idoso, grupos especiais, e pessoas que possuem alguma lesão ou patologia.
Todas as atividades no Studio são acompanhadas por profissionais qualificados.
Para conhecer mais sobre a clínica, visite o site:
www.seniorgym.com.br

PREENCHA O CADASTRO ABAIXO E CLIQUE EM AGENDAR

× Como posso te ajudar hoje?