Dor Lombar ou Lombalgia

Compartilhe e faça este conteúdo chegar a quem precisa:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Homem idoso com a mão na coluna lombar

A dor lombar, ou lombalgia, é queixa comum em todas as faixas de idade. Ela é considerada a maior causa de incapacitação no mundo, além de ser o segundo motivo mais frequente de faltas no trabalho, de acordo com um estudo recente publicado no jornal médico The Lancet.

Para entender por que isso acontece, é necessário antes conhecer um pouco de anatomia. Localizada na parte inferior da coluna, a região lombar é formada por vértebras (os ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa estrutura permite que você faça a maioria dos movimentos, além de garantir que possa ficar em pé, levantar e andar.

O ortopedista Marcelo Wajchenberg, especialista em coluna do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto Cohen (SP), explica que a dor lombar é o sintoma de mais de 50 doenças. No consultório médico, porém, o que mais aparece são os casos de contraturas mecânico-posturais (distensões e entorses), resultantes de movimentos bruscos ou de mau jeito na hora de pegar objetos pesados, por exemplo.

As causas do desconforto

O envelhecimento e o sedentarismo, erros de postura, obesidade e perda de massa muscular também podem ser a causa da dor lombar. E atenção, fumantes: o cigarro tem sua parcela de culpa no desconforto, pois contribui para degenerar os discos da coluna vertebral.

Como a dor lombar é classificada

Aguda – Aparece de repente ou logo após determinado movimento e pode durar cerca de seis semanas;

Subaguda – Incomoda por seis semanas até três meses, aproximadamente;

Crônica – É intensa e persiste por mais de três meses;

Referida – A sensação dolorosa parte de um ponto e irradia para outro ponto da lombar para o glúteo ou perna, por exemplo.

Como é o tratamento

Seja aguda ou seja crônica, o tratamento da dor lombar costuma seguir um padrão: começa com repouso para evitar pressão na área dolorida, passa pelo uso de analgésico ou anti-inflamatório e, se necessário, se completa com fisioterapia para reabilitação. Quando a dor lombar se dá por algum problema postural, desvio na coluna –como escoliose ou hiperlordose — ou é consequência dos hábitos de vida (ficar muito tempo sentado ou em pé), por exemplo, a pessoa faz a fisioterapia e melhora. Mas se a causa é uma hérnia de disco, o que é comum, o incômodo melhora, mas pode voltar e evoluir.

Massagens podem ser boas coadjuvantes quando a origem da lombalgia for muscular mas não atuam no processo inflamatório, quando for essa a causa da dor.

Como prevenir dores na lombar

Mantenha o peso sob controle;

Pratique exercícios de alongamento regularmente;

Faça 30 minutos de atividade aeróbica moderada (caminhada, bicicleta, hidroginástica) ao menos três vezes por semana;

Fortaleça os músculos do tronco com exercícios adequados ao seu nível de condicionamento;

Evite ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé), levante-se e movimente-se a cada hora;
Não fume;

Cuidado quando for levantar peso: você deve flexionar os joelhos, usar a força do abdômen e das coxas e manter o objeto próximo ao corpo. Nunca tente alcançar algo no chão descendo o tronco com as pernas estendidas;

Procure formas de administrar situações de estresse;

Prefira colchões firmes.

Autora: Cristina Almeida
UOL Viva Bem
Fonte: https://vivabem.uol.com.br/noticias

SOBRE A CLÍNICA
A Clínica Senior Gym é um espaço de saúde integrado e diferenciado no atendimento ao público de todas as idades, especializado no tratamento de reabilitação física, prevenção de lesões e promoção de bem estar.

Situada no bairro Tatuapé na cidade de São Paulo, oferecemos uma infraestrutura adaptada e planejada com equipamentos especialmente desenvolvidos para o público idoso, grupos especiais, e pessoas que possuem alguma lesão ou patologia.
Todas as atividades no Studio são acompanhadas por profissionais qualificados.
Para conhecer mais sobre a clínica, visite o site:
www.seniorgym.com.br

PREENCHA O CADASTRO ABAIXO E CLIQUE EM AGENDAR

× Como posso te ajudar hoje?