Musculação, o exercício mais indicado para diabéticos

Compartilhe e faça este conteúdo chegar a quem precisa:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
dois idosos fazendo musculação e um medidor de diabetes

Apesar de ser bastante difundida a ideia de que a prática de exercícios físicos contribui para a prevenção e o controle de doenças como diabetes, estudos sugerem que o exercício resistido (musculação) traria mais benefícios do que o exercício aeróbico para os portadores de diabetes melitus tipo 2. A pesquisa foi conduzida por especialistas dos departamentos de fisioterapia e endocrinologia do Hospital Geral de Cingapura.

Na pesquisa, ambos os tipos de exercícios promoveram impacto positivo na saúde, que se correlacionou com melhora no controle do diabetes.  Entretanto, o grupo que realizou a musculação por oito semanas apresentou resultados positivos em mais aspectos da qualidade de vida, incluindo melhores resultados na avaliação psicológica, supostamente porque o treino seria considerado menos monótono;  porque a musculação auxiliaria na realização de outras atividades do cotidiano;  e porque seria uma novidade para os pacientes.

 Diabéticos devem redobrar a atenção com os pés, pois bolhas ou machucados podem levar a um quadro mais grave. Em idosos, há ainda um risco aumentado de quedas e lesões, o que nos leva a preferir o exercício resistido com equipamentos ou pesos livres e com supervisão de professores qualificados.

Outro cuidado com o diabético que pratica atividade física é o controle glicêmico antes e após o exercício. Em diabéticos deve-se evitar a prática de exercícios se a glicemia estiver acima de 250 mg/dl em jejum. Se a dosagem estiver abaixo de 100 mg/dl deve-se ingerir algum alimento à base de carboidrato durante ou após o exercício para evitar a hipoglicemia. Por este motivo, conhecer a resposta glicêmica de cada aluno para diferentes condições de exercício é fundamental.

ARTIGO DE REFERÊNCIA: Ng et al.: Health status of older adults with Type 2 diabetes mellitus after aerobic or resistance training: A randomised trial. Health and Quality of Life Outcomes 2011 9:59.

SOBRE O AUTOR

Carlos Alberto A. Silva é Educador Físico com Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido, e Diretor da Academia  Terapêutica Studio Senior Gym – Especializada em Musculação para Idosos.
Dúvidas: contato@seniorgym.com.br

SOBRE A CLÍNICA
A Clínica Senior Gym é um espaço de saúde integrado e diferenciado no atendimento ao público de todas as idades, especializado no tratamento de reabilitação física, prevenção de lesões e promoção de bem estar.

Situada no bairro Tatuapé na cidade de São Paulo, oferecemos uma infraestrutura adaptada e planejada com equipamentos especialmente desenvolvidos para o público idoso, grupos especiais, e pessoas que possuem alguma lesão ou patologia.
Todas as atividades no Studio são acompanhadas por profissionais qualificados.
Para conhecer mais sobre a clínica, visite o site:
www.seniorgym.com.br

PREENCHA O CADASTRO ABAIXO E CLIQUE EM AGENDAR

× Como posso te ajudar hoje?