Você tem experiência de vida.
Nós temos experiência para cuidar de vidas.

Bem vindo(a) à Musculação Terapêutica para Adultos da Clínica Senior Gym!

Depois que passamos dos 30, as coisas mudam, né?

Antes era mais difícil termos dores e a saúde era de ferro, sem fazer esforço, era uma época diferente.

Pode ser que você já treine em uma academia, ou está a procura de um lugar diferenciado (se não, provavelmente não estaria aqui) e, vai por mim, não importa seu objetivo aqui, porque uma coisa é certa: Você quer viver bem!

Já foi o tempo em que o termo musculação se referia à prática de exercícios para obter um corpo escultural, digno de concursos como “Mister Universo”. 

Há alguns anos os profissionais de saúde e de educação física vêm desenvolvendo um amplo trabalho de conscientização dos benefícios da prática de musculação terapêutica em todas as idades, inclusive com os adultos da terceira idade, para os quais a musculação terapêutica traz enormes benefícios e melhora a qualidade de vida.

Pesquisas mais recentes demonstraram que o treinamento com exercícios resistidos têm profundo efeito sobre o sistema músculo-esquelético, contribuindo para a manutenção das atividades funcionais. 

Além disso, o treino com pesos previne osteoporose, sarcopenia, dores lombares e outras situações patológicas.

O exercício físico bem orientado influi positivamente em fatores fisiológicos como o metabolismo basal, metabolismo da glicose, pressão arterial, gordura corporal e tempo de trânsito gastrointestinal, que estão associados com diabetes, doenças do coração e câncer.

Mas como os idosos devem praticar musculação? Em primeiro lugar, é fundamental procurar um profissional habilitado e, de preferência, que tenha uma especialização em treinamento resistido para o envelhecimento. Já há no País algumas academias especializadas em musculação para idosos, com pessoal qualificado e equipamentos desenvolvidos especialmente para garantir a segurança das articulações de adultos idosos.

Um programa regular de exercícios físicos deve possuir pelo menos três componentes:
  1. exercício de força muscular;
  2. aeróbico;
  3. flexibilidade.

 

Naturalmente, de acordo com a condição clínica e os objetivos de cada pessoa, o profissional de educação física vai compor o programa mais adequado, equilibrando estes três componentes. Por este motivo, é fundamental que o treino seja precedido de avaliação médica criteriosa, por geriatras ou médicos habilitados, para definição objetiva de eventuais restrições e a prescrição correta de exercícios.

Exercícios de sobrecarga muscular e flexibilidade são mais importantes a partir dos 40 anos de idade. Devem ser realizados de duas a três vezes por semana, contemplando os principais grupos musculares. Em academias com equipamento desenvolvido para a musculação de idosos, os exercícios proporcionam a máxima ativação dos músculos com mínima sobrecarga das articulações.

Pessoas de meia idade e idosos em treinamento aeróbico conseguem aumentar o VO2 máximo em até 16% quando a freqüência mínima é de três vezes por semana, com intensidade moderada e duração mínima de 16 semanas. Os benefícios do treinamento aeróbico incluem menor freqüência cardíaca no repouso, menor elevação da pressão arterial durante esforços físicos, redução dos triglicerídeos, aumento do HDL, redução da rigidez das grandes artérias, melhora da função endotelial, melhora do barorreflexo e maior tônus vagal.

EXERCÍCIOS RESISTIDOS

Pessoas de meia idade e idosos em treinamento resistido aumentam a força muscular com variação de 25 a 100% ou mais. O treinamento resistido com intensidade moderada ou alta aumenta a massa muscular entre 10 e 62% em idosos e reduz a gordura corporal. A massa óssea tende a aumentar na musculação proporcionalmente ao aumento da força muscular, embora com muita variação individual.

Ao readquirir a força muscular, as pessoas idosas também readquirem a independência de alguns movimentos, reduzem o risco de quedas e,  conseqüentemente, melhoram sua qualidade de vida.

Além do treinamento resistido, a musculação para a terceira idade pode incluir exercícios específicos para equilíbrio e de flexibilidade, que são fatores importantes para as tarefas da vida
diária.

musculação terapeutica

Musculação Terapêutica é sinônimo de bem-estar!

Esqueça aqueles ambientes que favorecem as pessoas que estão preocupadas em mostrar o corpo.

Aqui na Clínica Senior Gym entregamos um espaço com clima amigável e descontraído, focado em ajudá-lo a ter os melhores resultados, conforme suas necessidades.

Planos de acordo com a sua real necessidade!

A musculação terapêutica é uma modalidade de exercícios físicos que utiliza pesos e máquinas desenvolvidas para oferecer alguma carga mecânica em oposição ao movimento dos segmentos corporais.

O termo é bastante conhecido na área da saúde por aplicar os exercícios adaptados pessoas que buscam treinamento para saúde, reabilitação e até performance.

Na Clínica Senior Gym dividimos os atendimentos na musculação terapêuticas para diversas populações, tais como:

Acompanhamento

Exclusivo

Atendimento individual com um personal trainer exclusivo, com acompanhamento diferenciado para ter resultados mais efetivos e rápidos. Sendo atendido um aluno por profissional.

Acompanhamento

Personalizado

Atendimento em grupo de personal trainer, neste caso o aluno terá um programa individualizado, porém seu atendimento será em grupo, onde o profissional irá realizar os ajustes dos aparelhos, manipulação dos pesos, e evolução da ficha de treinamento.

Acompanhamento

Supervisionado

Atendimento em grupo, neste caso o aluno terá um programa individualizado, porém seu atendimento será em grupo com o auxílio do professor para ajustar as regulagens dos equipamentos, a manipulação dos pesos, e as anotações do controle dos exercício.

Vagas Limitadas

Para manter a qualidade de atendimento, suporte e efetividade de nossa musculação terapeutica, nossas vagas são limitadas.

Se deseja resolver seus problemas com seu corpo e fazer parte deste grupo de boas práticas, se inscreva preenchendo o formulário abaixo.

Lembre-se, não sabemos até quando nossas vagas estarão abertas. Portanto, caso ocorra uma lotação, você terá que entrar em uma fila de espera, aguardando uma improvável desistência de um de nossos alunos ou, talvez, a expansão de nossa unidade.

Preencha o Formulário abaixo e se inscreva para uma aula experimental gratuita:

Ou ligue agora e saiba mais:

(11) 2532-2030

Somos uma equipe multidisciplinar totalmente comprometida com sua saúde,  com uma ampla variedade de formações, que nos ajudam a oferecer a melhor experiência e bem estar.

Chegar até a Clínica Senior Gym é MUITO FÁCIL!

Estamos localizados próximos a estação do metrô Tatuapé, esquina com a Radial Leste, simplificando o acesso e o deslocamento para qualquer lugar de São Paulo.

Oferecemos uma infra-estrutura adaptada e planejada com equipamentos especialmente desenvolvidos para o público idoso, grupos especiais, e pessoas que possuem alguma lesão ou patologia. Todas as atividades na Clínica são acompanhadas por profissionais qualificados.

Endereço: Rua Cel. Joaquim Antônio Dias, 123, Tatuapé, São Paulo-SP.

Acompanhe a Clínica Senior Gym nas redes sociais. Siga-nos

PREENCHA O CADASTRO ABAIXO E CLIQUE EM AGENDAR

× Como posso te ajudar hoje?