O método Pilates – Um breve relato da sua história

Compartilhe e faça este conteúdo chegar a quem precisa:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Fotos de Joseph Pilates jovem e idoso

Olá!   Eu me chamo Thaís Rosalina do Nascimento Sapucaia, sou Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates aqui no Studio Sênior Gym.

Hoje eu vim contar uma breve história sobre um método que com certeza você já ouviu falar,   através  de uma amiga, um médico, viu na tv ou em alguma rede social.
Vou contar a história do MÉTODO PILATES!

Talvez tenha passado pela sua cabeça que o método é uma novidade, algo que foi criado a menos de   10 anos, mas a história não é bem assim. Vem comigo que eu te conto!
Era uma vez… kkkkkk (brincadeirinha).

Tudo começou em 1880 nas proximidades de Dusseldorf, na Alamanha, com o nascimento de uma criança aparentemente doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática seu nome era…

… Joseph Hubertus Pilates, criador do método.
Quando criança, Joseph Pilates se dedicou tanto a melhorar a sua aptidão física e no body-building, que aos 14 anos seus músculos eram tão definidos que chegou a posar para livros de anatomia.

Na adolescência praticava vários esportes como: mergulho, esqui e ginástica.

Já na fase adulta aos 32 anos de idade, Joseph viaja para Inglaterra onde se tornou boxeador profissional, chegou a trabalhar como artista de circo e instrutor de defesa pessoal. Todo o seu envolvimento em exercícios físicos o levou a um interesse em yoga, karatê, meditação e os regimes de exercícios gregos e romanos.

Com o início da Primeira Guerra Mundial em 1914, Joseph por sua nacionalidade Alemã foi considerado “inimigo estrangeiro” e foi levado ao campo de concentração, onde reuniu todos os seus conhecimentos e encorajou os membros do acampamento a participarem de uma série de exercícios.

Durante a pandemia de vírus influenza (Gripe) em 1918, NENHUM MEMBRO do campo de concentração em que Joseph estava internado morreu da doença, por estarem em boa forma física, o que foi considerado EXTRAORDINÁRIO.

Em 1918, Joseph foi transferido e passou a aplicar o seu conhecimento para reabilitar os feridos da guerra. A partir desse momento passou a experimentar as molas das camas colocando-as nas extremidades para servir de resistência. Ele percebeu que treinar contra uma resistência ajudou a recuperar o tônus muscular mais rapidamente. O que mais tarde levou ao desenvolvimento de cada um dos aparelhos que conhecemos hoje: Cadillac, Reformer, Barrel e Chair.

Após o fim da guerra Joseph retornou para Hamburgo (Alemanha) onde refinou seus equipamentos e método que chamou de “CONTROLOGIA”.

Em 1926 migrou para os Estados Unidos e foi dentro do barco que conheceu a sua futura esposa Clara, uma enfermeira que trabalharia com ele em seu estúdio que foi inaugurado poucos anos depois.

Em 1934, publicou o seu primeiro livro “Sua Saúde” e no ano de 1945 o segundo, “Retorno à vida através  da Contrologia”. 

Joseph após ter uma vida longa e saudável faleceu aos 84 anos, em decorrência de um incêndio no seu estúdio, onde inalou grande quantidade de gases tóxicos que o levou a morte.  Após a sua morte, foram inaugurados uma grande quantidade de estúdios com base na sua metodologia, através dos seus aprendizes os conhecimentos de Joseph Pilates foram disseminados pelo mundo.

O método hoje denominado PILATES, teve o seu primeiro estúdio brasileiro criado em 1991 por Alice Becker Denovaro, primeira brasileira a se certificar para instrução da metodologia. Desde então foram abertos inúmeros estúdios e o Pilates teve um crescimento exponencial em todo o país.
Obrigada Joseph Pilates!

Referências:
Friedman, P. Eisen, G. The Pilates Method os Physical and Mental Conditioning. Elsevier 1980.

Latey 2001, P. The Pilates method: history and philosophy. Journal of Bodywork and Movement Therapies. 5(4): 275-82, October 2001.

Sparrowe L. Yoga Journal, 1994. USA.

Pires, DC. SÁ, CKC. Pilates: notas sobre aspectos históricos, princípios, técnicas e aplicações. Revista Digital – Buenos Aires. Ano 10. Nº 91. Dezembro 2005. http://www.efdeesportes.com.

SOBRE A AUTORA

Thaís Rosalina do Nascimento Sapucaia
Fisioterapeuta graduada pela Universidade Nove de Julho
 -Formação em Instrutora de Pilates

SOBRE A CLÍNICA
A Clínica Senior Gym é um espaço de saúde integrado e diferenciado no atendimento ao público de todas as idades, especializado no tratamento de reabilitação física, prevenção de lesões e promoção de bem estar.

Situada no bairro Tatuapé na cidade de São Paulo, oferecemos uma infraestrutura adaptada e planejada com equipamentos especialmente desenvolvidos para o público idoso, grupos especiais, e pessoas que possuem alguma lesão ou patologia.
Todas as atividades no Studio são acompanhadas por profissionais qualificados.
Para conhecer mais sobre a clínica, visite o site:
www.seniorgym.com.br

PREENCHA O CADASTRO ABAIXO E CLIQUE EM AGENDAR

× Como posso te ajudar hoje?